É sabido que o corpo humano é composto de cerca de 70% a 75% de água. Semelhante proporção se aplica à quantidade de massa líquida na superfície da Terra, mas apenas uma pequena parte desse montante, aproximadamente 2,5%, é própria para consumo.
Além disso, a água tem diversos usos para o ser humano, tais como banho, higienização, lavar roupas e louças, preparar refeições e, claro, a mais básica e fundamental de suas utilidades: hidratar e saciar a sede. Daí notamos a extrema importância da água em nossas vidas, bem como da necessidade de seu tratamento para manter a qualidade da água potável.
Todo lugar que frequentamos, desde nossas casas e as empresas em que trabalhamos, até escolas, shoppings, academias etc., deve fornecer água de qualidade para o consumo. Por isso, saiba como evitar problemas de saúde decorrentes de água contaminada, conferindo as informações abaixo para manter os bebedouros sempre limpos.
Faça uso correto dos bebedouros
A finalidade dos bebedouros é fornecer água potável, de qualidade e sem riscos à saúde. Portanto, utilize-os de maneira correta e não faça uso para outros fins, que podem acabar danificando o aparelho, levando ao acúmulo de sujeiras e, por conseguinte, à proliferação de micro-organismos nocivos e à contaminação. Veja algumas dicas para o uso consciente dos bebedouros:
- Evite encostar a boca na torneira.
- Lave as mãos antes de utilizar os bebedouros.
- Não aproxime animais dos bebedouros.
- Não utilize os bebedouros para outros fins, como lavar objetos ou lavar as mãos.
- Procure usar copos ou garrafas.
- Oriente as crianças, principalmente em ambientes escolares, sobre o uso dos bebedouros, para não brincar com a água e conscientizá-las do uso correto.
Faça a limpeza dos bebedouros
Os bebedouros, sejam do tipo de galão, de coluna ou outros, precisam ser higienizados com frequência. Como o uso desses aparelhos é feito por um grande número de pessoas, o risco de sujeira e de contaminação também pode ser maior. Portanto, mantenha a limpeza desses aparelhos constantemente. Veja abaixo o que pode e deve ser feito:
- Não deixe criar lodo ou acumular água parada, pois pode estimular a proliferação de bactérias.
- Faça a assepsia dos bicos e torneiras dos bebedouros constantemente.
- Não deixe restos de alimentos.
- Sempre que trocar o galão de água, limpe o bebedouro.
- Faça a limpeza tanto da parte externa do bebedouro quanto da interna.
Faça a manutenção dos bebedouros
Não basta apenas limpar os bebedouros. Muitas vezes não é possível averiguar a presença ou não de bactérias, vírus e outros micro-organismos a olho nu, sendo difícil assegurar a limpeza e a higiene desses produtos. Por isso, é fundamental sempre averiguar as boas condições do aparelho, seu bom funcionamento e realizar sua manutenção frequentemente. Veja algumas dicas:
- Assegure-se de que o bebedouro tem a certificação do Inmetro.
- Verifique a validade do frasco, no caso de bebedouros de galão.
- Faça a inspeção e/ou a lavagem dos bebedouros a cada seis meses, ou tanto quanto for necessário.
- Tenha cuidado com vazamentos. Eles desperdiçam água e ainda podem causar a proliferação de bactérias.
- Em ambientes abertos, assegure que pássaros ou outros animais não estejam bebendo água parada nos bebedouros ou provinda de vazamentos, pois podem contaminar com fezes e micro-organismos.
- Verifique se há entupimentos ou se a saída da água está enferrujada. Em caso positivo, solucione imediatamente.
- Verifique se o reservatório de água está limpo e certifique-se de que o tratamento de água é eficaz e seguro.
Cuide desse precioso bem que é a água e da saúde de todos, mantendo bebedouros sempre limpos. Seja na escola, nas empresas, no condomínio onde você mora, na academia e shoppings, garanta a qualidade da água potável, através do uso correto, da devida limpeza e da manutenção regular dos bebedouros.